Projeto Redeci propõe mídia-educação como ferramenta para promover o engajamento cívico e a leitura crítica

Alunas da Escola Estadual Nossa Senhora d'Abadia, de Uberaba, MG, produzem pautas jornalísticas nas oficinas do projeto Redeci

Ontem, 6 de fevereiro, começamos o curso de extensão universitária “Edição e Remix de Conteúdo Digital”, que está sendo oferecido para alunos dos cursos de licenciaturas e Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O objetivo do curso é preparar os estudantes para colaborar no nosso projeto “Redeci”, em execução na universidade desde janeiro de 2011, com recursos do programa “Novos Talentos” da Capes. Trata-se de um projeto de extensão que se compromete em oferecer 3 atividades de 40 horas cada para estudantes do Ensino Médio, nas dependências da universidade.

A proposta deste projeto é criar um site de engajamento cívico de jovens, composto por duas esferas. Por um lado, o site disponibiliza recursos educacionais abertos para ensinar técnicas de produção de conteúdo em texto, foto, áudio e vídeo. Por outro, disponibiliza um mapa da regiã central de Uberaba, MG, com pontos demarcados onde são oferecidos serviços públicos para o jovem nas áreas de educação, saúdeo e cultura. O site permite que sejam associadas mídias aos pontos do mapa. Cada mídia pode receber comentários. Os estudantes que vêm para as oficinas aprendem as técnicas de produção, depois visitam os locais mapeados, coletam informação e a compartilham no mapa.

As oficinas são organizadas em três atividades que se complementam:

1 – Uso de ferramentas web 2.0
Nesta atividade , os alunos aprendem a usar ferramentas que serão úteis à produção de conteúdo, tais como criar contas em serviços web, usar programas na nuvem para edição de imagem, baixar e instalar programas gratuitos para edição de áudio e vídeo, armazenar, publicar e compartilhar conteúdo, organizar a informação usando ferramentas na nuvem de bookmarking e mapeamento. Todas as tarefas são feitas a partir de produção de conteúdo real sobre temas de relevância social como, por exemplo, direitos do jovem trabalhador, programas de saúde sexual e reprodutiva, liberdade de expressão, prevenção da violência, participação política, expressão artística.

2 – Leitura crítica da mídia
Nessa atividade, os alunos experimentam técnicas de produção jornalística e avaliam o resultado da produção em termos de linguagem e representação. Por um lado, analisam matérias publicadas pela mídia sobre assuntos semelhantes aos quais estão produzindo conteúdo, para verificar como são feitas e quais são as representações presentes ali. Por outro, identificam representações decorrentes das suas próprias produções, e tentam descobrir o que fizeram para gerar determinada representação. O exercício é feito na prática de produção guiada por pautas jornalísticas que versam sobre diversos aspectos conceituais e práticos do exercício da cidadania.

3 – Produção e compartilhamento de conteúdo sobre cidadania
Depois de ter adquirido prática com o uso de recursos tecnológicos digitais e de ter  desenvolvido olhar mais apurado sobre as linguagens da mídia, os alunos produzem conteúdo em texto, foto, áudio e vídeo sobre serviços públicos oferecidos na cidade para o público jovem, nas áreas de educação, saúde e cidadania.

Entre 2 de agosto e 20 de outubro, foram realizadas 92 horas de oficinas para 10 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora d’Abadia, que completaram as atividades 1 e 2 e iniciaram a atividade 3. Infelizmente, desde julho de 2011 stamos aguardando a compra de um servidor que será fornecido como contrapartida da UFTM para hospedar o site. Como o servidor não veio, o site não ficou disponível e não pudemos concluir a atividade 3. Esperamos poder realizá-la ainda neste semestre, com a nova turma de alunos que deve vir a partir de março.

Neste ano também esperamos envolver alunos das licenciaturas para colaborar nas oficinas. Para preparar esses alunos, na semana de 6 a 10 de fevereiro, enquanto as aulas não começam, estou ministrando um curso de extensão universitária que sintetiza as três atividades do projeto. Os participantes vão experimentar as técnicas de produção de conteúdo e publicá-lo em blogs pessoais.

Nos próximos dias, o desenvolvimento deste curso de extensão será registrado aqui e marcado com as categorias “Projeto Redeci” e “Formação de Professores”.

Anúncios

Sobre ABujokas

Sou graduada em jornalismo, doutora em educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e pesquisadora no campo da media literacy/mídia-educação. Embora viva na terra do boi Zebu, não tomo leite e não como carne, porque fazem mal para mim e para o meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Formação de professores, Projeto Redeci. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s