Estudando a mídia em aulas de Português para o Ensino Médio

cabecalho-blog

Hoje, terminamos o terceiro experimento do projeto “Mídia-educação no Ensino Médio – integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, em execução com recursos do edital Capes/Fapemig Pesquisa em Educação Básica.  Há três semestres, junto com uma professora bolsista da educação básica e dois bolsistas de iniciação científica, desenvolvo e testo materiais de mídia-educação em aulas de Português para alunos de uma escola pública de Uberaba. Parte do que já foi testado está disponível no site do projeto.

Ainda é cedo para fazer conclusões mas, a cada semestre, vamos aprimorando nossa prática e isso se reflete no engajamento dos alunos. Nas próximas duas semanas, eles devem produzir um trabalho prático. A quantidade de participantes e a qualidade das produções nos darão indicadores da relevância e pertinência da proposta de leitura crítica da mídia que também parece atender velhas demandas do ensino de Português e Literatura como, por exemplo, desenvolver habilidades de representar e comunicar ideias usando múltiplas linguagens.

 

Anúncios

Sobre ABujokas

Sou graduada em jornalismo, doutora em educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e pesquisadora no campo da media literacy/mídia-educação. Embora viva na terra do boi Zebu, não tomo leite e não como carne, porque fazem mal para mim e para o meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s